Saúde no Trabalho: Postura e Ergonomia - SECMESP+SAÚDE

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Saúde no Trabalho: Postura e Ergonomia

Compartilhe essa matéria

05/04/2015 - 07:32h

SAÚDE NO TRABALHO: POSTURA E ERGONOMIA


VOLTAR AO INÍCIO

Saiba mais da importância no dia a dia e como melhorar seu posto de trabalho com princípios fundamentais de postura, aumentando assim a produtividade e a qualidade de suas atividades.


Por Luciane Oliveira
Fisioterapeuta – CREFITO: 3/95245-F

É considerável o aumento de pessoas que trabalham em escritórios, o que tem causado grande preocupação em relação aos conseqüentes impactos na qualidade e na produtividade das atividades desempenhadas.
Normalmente não reparamos em nossa postura frente ao computador, e permanecemos assim ao longo do dia. Acreditamos que ela está correta, enquanto que, na verdade, estamos sentados de maneira prejudicial à saúde.  O resultado disso ao longo do tempo é um corpo cansado e rígido, o que ocasiona surgimento de dores crônicas relacionadas ao trabalho.
Mas afinal o que é ergonomia?!
A palavra ergonomia de origem grega Ergon, que significa trabalho e nomo que significa leis ou regras, tem como característica, ao contrário da adaptação forçada do trabalhador à tarefa, a relação de adaptação do trabalho ao homem oferecendo como benefício a prevenção de doença ocupacional por oportunizar qualidade de vida ao indivíduo no ambiente de trabalho.
A postura sentada imprópria pode causar lesões e dores. As principais lesões ocorridas são: dores nas coluna, pescoço e as tão famosas tendinites. Isso porque, permancer um longo período de tempo sentado, sem pausas, faz com que a musculatura permaneça contraída para manter costas e pescoço eretos e isso pode causar  dores.
Os exercícios de alongamento são vistos com o uma extensão da ergonomia, sendo bons para diminuir a função da musculatura e relaxamento. Por isso é importante, a cada hora de trabalho, efetuar uma pausa, andar, relaxar um pouco, alongar e exercitar o pescoço, costas e braços.
A má postura sentada é um hábito ruim que pode ser mudado com um pouco de esforço e dedicação. Para isso, não é necessário algo de especial, mas os equipamentos devem estar ergonomicamente adequados.
Veja abaixo algumas dicas para que você possa manter uma boa postura, ficando confortável durante seu período de trabalho.



Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal