Até QUANDO é possível SACAR o dinheiro esquecido do Banco Central? Confira o prazo e não perca!
Publicado por Giovanny-MKT em Notícias · Sexta 10 Mar 2023 · 3:30
Tags: dinheiro, sacar, banco, central
Tags: dinheiro, sacar, banco, central
Dinheiro esquecido pelos brasileiros em instituições financeiras já pode ser solicitado. O Sistema de Valores a Receber (SVR) permite que os usuários solicitem o recebimento dos valores que foram esquecidos.
Sendo assim, as solicitações para o saque foram reabertas na terça-feira, dia 7, após um período fechado de quase um ano. Os usuários, a partir de agora, têm a opção de agendar o recebimento do dinheiro esquecido.
De acordo com o Banco Central, o usuário deve ter Pix e acesso prata ou ouro no sistema do governo federal para receber o dinheiro. Continue a leitura para saber melhor.
Antes de sacar o dinheiro o usuário deve realizar uma consulta
Para realizar o pedido de saque, primeiro, o usuário deve verificar se tem algum valor a receber através do site https://valoresareceber.bcb.gov.br/. Para isso, é necessário digitar o CPF e a data de nascimento, se for pessoa física, ou CNPJ e data de abertura da empresa, se for pessoa jurídica.
As consultas ao Banco Central sobre os valores a receber tiveram mais de 19,7 milhões de acessos. De acordo com o balanço, menos de 30% das consultas possuem dinheiro esquecido. Porém, o Banco Central relatou que há mais de R$6 bilhões em valores disponíveis.
Se o usuário possui valor a receber
Caso haja dinheiro disponível, o usuário deve acessar o SVR com a sua conta gov.br, ler e aceitar o “Termo de Ciência”. Sendo assim, o sistema apresentará informações com o valor total do dinheiro e o nome da instituição financeira.
Após isso, a opção “Solicitar por aqui” será exibida e o usuário pode selecionar a chave Pix e finalizar ao fornecer alguns dados. Caso não tenha uma chave Pix, entre em contato com a instituição financeira através do telefone ou e-mail. Ao realizar a consulta, você terá acesso ao nome e aos dados de contato para isso.
De acordo com o Banco Central, o sistema pode ficar lento e travar nos primeiros dias, o que é comum vide a quantidade de acessos. Porém, o banco tranquiliza, relatando que o dinheiro continuará nas contas sem data limite para retirada.
Mudanças e novidades no sistema
O Banco Central (BC) divulgou uma série de mudanças no Sistema de Valores a Receber (SVR). Além de anunciar o retorno do sistema, o BC irá incluir todos os tipos de valores previstos na norma, aumentando a possibilidade e o montante a receber.
Outra mudança é o compartilhamento e impressão das telas e protocolos de solicitação, permitindo guardar as informações de forma mais fácil e segura. Além disso, foi criada uma sala de espera virtual para manter o sistema aberto por prazo indeterminado, sem a necessidade de agendamento prévio.
A consulta a valores de pessoas falecidas, é outra novidade, com acesso permitido para herdeiros ou representantes legais. Os dados de contato da instituição responsável e o valor do dinheiro esquecido são informados.
Por fim, o BC também está promovendo mais transparência para quem tem conta conjunta. Sendo assim, se um dos titulares solicitar no sistema, o outro poderá ver as informações, como o dinheiro, a data e o CPF de quem solicitou.
Com essas mudanças, o processo de consulta e saque de valores esquecidos é mais fácil, seguro e transparente para todos os usuários.
Cuidado com os golpes envolvendo o dinheiro esquecido
Nesta fase do programa, o Banco Central adverte os usuários para terem cuidado com golpes de estelionatários que afirmam intermediar supostos resgates de valores esquecidos.
De acordo com o BC, todos os serviços do Valores a Receber são gratuitos. O órgão não envia links ou entra em contato para tratar sobre o dinheiro ou para confirmar dados pessoais.
Portanto, fique atento às mensagens, e-mail e ligações, não clique em qualquer link enviado e não forneça suas senhas.
Fontes: