Até QUANDO é possível SACAR o dinheiro esquecido do Banco Central? Confira o prazo e não perca!

SECMESP - Sindicato dos Empregados de
Cooperativas Médicas no Estado de São Paulo
SECMESP
Sindicato dos Empregados de Cooperativas Médicas
no Estado de São Paulo
SECMESP
Sindicato dos Empregados
de Cooperativas Médicas
no Estado de São Paulo
SECMESP - Sindicato dos Empregados
de Cooperativas Médicas no Estado de São Paulo
SECMESP
Menu
Ir para o conteúdo

Até QUANDO é possível SACAR o dinheiro esquecido do Banco Central? Confira o prazo e não perca!

SECMESP - Site Oficial
Publicado por Giovanny-MKT em Notícias · Sexta 10 Mar 2023
Tags: dinheirosacarbancocentral
Dinheiro esquecido pelos brasileiros em instituições financeiras já pode ser solicitado. O Sistema de Valores a Receber (SVR) permite que os usuários solicitem o recebimento dos valores que foram esquecidos.

Sendo assim, as solicitações para o saque foram reabertas na terça-feira, dia 7, após um período fechado de quase um ano. Os usuários, a partir de agora, têm a opção de agendar o recebimento do dinheiro esquecido.

De acordo com o Banco Central, o usuário deve ter Pix e acesso prata ou ouro no sistema do governo federal para receber o dinheiro. Continue a leitura para saber melhor.

Antes de sacar o dinheiro o usuário deve realizar uma consulta
Para realizar o pedido de saque, primeiro, o usuário deve verificar se tem algum valor a receber através do site https://valoresareceber.bcb.gov.br/. Para isso, é necessário digitar o CPF e a data de nascimento, se for pessoa física, ou CNPJ e data de abertura da empresa, se for pessoa jurídica.

As consultas ao Banco Central sobre os valores a receber tiveram mais de 19,7 milhões de acessos. De acordo com o balanço, menos de 30% das consultas possuem dinheiro esquecido. Porém, o Banco Central relatou que há mais de R$6 bilhões em valores disponíveis.

Se o usuário possui valor a receber
Caso haja dinheiro disponível, o usuário deve acessar o SVR com a sua conta gov.br, ler e aceitar o “Termo de Ciência”. Sendo assim, o sistema apresentará informações com o valor total do dinheiro e o nome da instituição financeira.

Após isso, a opção “Solicitar por aqui” será exibida e o usuário pode selecionar a chave Pix e finalizar ao fornecer alguns dados. Caso não tenha uma chave Pix, entre em contato com a instituição financeira através do telefone ou e-mail. Ao realizar a consulta, você terá acesso ao nome e aos dados de contato para isso.

De acordo com o Banco Central, o sistema pode ficar lento e travar nos primeiros dias, o que é comum vide a quantidade de acessos. Porém, o banco tranquiliza, relatando que o dinheiro continuará nas contas sem data limite para retirada.

Mudanças e novidades no sistema
O Banco Central (BC) divulgou uma série de mudanças no Sistema de Valores a Receber (SVR). Além de anunciar o retorno do sistema, o BC irá incluir todos os tipos de valores previstos na norma, aumentando a possibilidade e o montante a receber.

Outra mudança é o compartilhamento e impressão das telas e protocolos de solicitação, permitindo guardar as informações de forma mais fácil e segura. Além disso, foi criada uma sala de espera virtual para manter o sistema aberto por prazo indeterminado, sem a necessidade de agendamento prévio.

A consulta a valores de pessoas falecidas, é outra novidade, com acesso permitido para herdeiros ou representantes legais. Os dados de contato da instituição responsável e o valor do dinheiro esquecido são informados.

Por fim, o BC também está promovendo mais transparência para quem tem conta conjunta. Sendo assim, se um dos titulares solicitar no sistema, o outro poderá ver as informações, como o dinheiro, a data e o CPF de quem solicitou.

Com essas mudanças, o processo de consulta e saque de valores esquecidos é mais fácil, seguro e transparente para todos os usuários.

Cuidado com os golpes envolvendo o dinheiro esquecido
Nesta fase do programa, o Banco Central adverte os usuários para terem cuidado com golpes de estelionatários que afirmam intermediar supostos resgates de valores esquecidos.

De acordo com o BC, todos os serviços do Valores a Receber são gratuitos. O órgão não envia links ou entra em contato para tratar sobre o dinheiro ou para confirmar dados pessoais.

Portanto, fique atento às mensagens, e-mail e ligações, não clique em qualquer link enviado e não forneça suas senhas.


G!O mkt
_______________
Filiado:
Logo CSB  



Logo FENATRACOOP
_______________
SECMESP
Rua Tiradentes, 289/293 - cj. 94
Campinas-SP - CEP: 13023-190
_______________
SECMESP
Rua Tiradentes, 289/293 - cj. 94
Campinas-SP - CEP: 13023-190
_______________
Filiado:

Voltar para o conteúdo