É OFICIAL: confira a lista de benefícios disponíveis para brasileiros com mais de 60 anos

SECMESP - Sindicato dos Empregados de
Cooperativas Médicas no Estado de São Paulo
SECMESP
Sindicato dos Empregados de Cooperativas Médicas
no Estado de São Paulo
SECMESP
Sindicato dos Empregados
de Cooperativas Médicas
no Estado de São Paulo
SECMESP - Sindicato dos Empregados
de Cooperativas Médicas no Estado de São Paulo
SECMESP
Menu
Ir para

É OFICIAL: confira a lista de benefícios disponíveis para brasileiros com mais de 60 anos

SECMESP - Site Oficial
Publicado por Giovanny-MKT em Notícias · 14 Setembro 2022
Tags: beneficiosidosos
Atualmente, uma grande parte da população do Brasil possui mais de 60 anos. Isso porque, cada vez mais a expectativa de vida aumenta para os moradores do país. Sendo assim, é importante que essa parcela seja assistida.

O governo busca oferecer para esses idosos, a possibilidade de obter uma melhor qualidade de vida. Assim, existem diversos benefícios que essas pessoas podem solicitar para conseguir receber valores extra.

Benefícios para idosos
Mesmo que grande parte dos idosos não conheça existem diversos benefícios sociais que podem ser solicitados e acabam agregando uma quantia mensal na conta dessas pessoas. Sendo assim, vale ficar atento para conhecer essas possibilidades.
Segundo a Lei 10.741/2003 presente no Estatuto do Idoso, esses benefícios devem ser oferecidos para todas as pessoas com 60 anos ou mais. Observe a seguir uma lista contendo as principais possibilidades de benefícios.

Lista de possibilidades
Medicamentos gratuitos
Após os 60 anos, as pessoas já são consideradas idosas. Nesta idade, é possível que o consumo de medicamentos aumente consideravelmente por conta do estado de saúde que começa a ficar um pouco mais debilitado. Por esse motivo, o Poder Público deve oferecer medicamentos de uso contínuo para algumas doenças de maneira gratuita.

Benefícios do INSS
Os idosos que desejarem também podem ter acesso a pagamentos concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Dessa maneira, é possível conseguir quantia como aposentadoria, alguns auxílios e também pensões disponíveis pela autarquia.

Transporte Público
Os transportes públicos são outro serviço que deve ser oferecido para essa população. Além das já conhecidas cadeiras preferenciais, também existe a possibilidade de conseguir passagens gratuitas.
Assim, para andar neste tipo de veículo sem precisar pagar a passagem, basta apresentar o documento de identificação com foto. A mesma regra vale para os ônibus interestaduais, porém, neste caso há limites de assentos disponíveis.

Atendimento preferencial
Esse é um dos benefícios mais comentados pela população. Assim, todas as pessoas que ultrapassarem a ideia de 60 anos terão prioridade para serem atendidas em qualquer tipo de empresa, sendo elas privadas ou públicas.

Vagas especiais
Assim como já foi comentado sobre os assentos prioritários, o mesmo vale para vagas de garagem. Assim, as pessoas idosas podem estacionar seus veículos em locais com melhor acesso ao empreendimento. Assim, todos os estabelecimentos precisam ter, ao menos, 5% do total separado para esse fim.

Meia entrada
Os idosos, assim como os estudantes, também possuem direito a solicitar a meia entrada em todos os tipos de eventos artísticos e culturais. Dessa forma, utilizando a modalidade, a pessoa poderá pagar apenas 50% do valor do ingresso.

Isenção do IR
Chegando aos 65 anos de idade, os cidadãos já não precisam mais se preocupar com os possíveis pagamentos de taxa do Imposto de Renda. Isso porque, se estiverem de acordo com os requisitos, poderão solicitar a isenção da modalidade.



G!O mkt
_______________
Filiado:
Logo CSB  



Logo FENATRACOOP
_______________
SECMESP
Rua Tiradentes, 289/293 - cj. 94
Campinas-SP - CEP: 13023-190
_______________
SECMESP
Rua Tiradentes, 289/293 - cj. 94
Campinas-SP - CEP: 13023-190
_______________
Filiado:

Voltar