Governo libera saques ATRASADOS do abono: saiba como resgatar

SECMESP - Sindicato dos Empregados de
Cooperativas Médicas no Estado de São Paulo
SECMESP
Sindicato dos Empregados de Cooperativas Médicas
no Estado de São Paulo
SECMESP
Sindicato dos Empregados
de Cooperativas Médicas
no Estado de São Paulo
SECMESP - Sindicato dos Empregados
de Cooperativas Médicas no Estado de São Paulo
SECMESP
Menu
Ir para o conteúdo

Governo libera saques ATRASADOS do abono: saiba como resgatar

SECMESP - Site Oficial
Publicado por Giovanny-MKT em Notícias · Sexta 07 Out 2022
Tags: saqueliberadoabonoresgate
O abono salarial é um benefício pago, anualmente, para trabalhadores brasileiros. O PIS (Programa de Integração Social) é destinado para quem trabalha pelo regime de contratação da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), e é disponibilizado por meio da Caixa Econômica Federal. Já o PASEP (Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público) se destina para trabalhadores do setor público e é intermediado pelo Banco do Brasil.

Enquanto isso, o ano-base se refere ao ano trabalhado. Geralmente, o abono é pago no ano seguinte ao ano-base. Ou seja, o pagamento do PIS/PASEP referente ao ano-base de 2019, por exemplo, seria pago em 2020. Mas, muitos trabalhadores não resgataram o dinheiro do abono. Assim, o Governo Federal liberou o saque neste ano, em 2022. Saiba quem tem direito lendo esta matéria.

Como é feito o cálculo do abono
Diante disso, para calcular o valor do abono, utiliza-se a quantidade de meses trabalhados pela pessoa. Ou seja, quanto mais ela trabalhou, como formal, naquele ano, mais ela pode receber. É importante esclarecer que, em 2022, há possibilidade de resgatar um valor cumulativo. Ou seja, a pessoa vai poder sacar o dinheiro referente aos anos de 2019 e 2020.
Antes de mais nada, é importante falar quem pode receber o abono salarial. O primeiro requisito é que o trabalhador ganhe até dois salários-mínimos. Depois, é necessário que a pessoa esteja inscrita no PIS/PASEP há, pelo menos, 5 anos. Também é importante que ele esteja trabalhando formalmente durante o ano-base, uma vez que o cálculo do benefício é feito em cima dos meses trabalhados.

Além disso, quem exerceu atividade remunerada, por pelo menos 30 dias, para uma pessoa jurídica também pode receber o abono. Isso significa que quem trabalhou por menos de um mês, não tem direito ao benefício. Por fim, é necessário que a pessoa tenha seus dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais.
Como já dito antes, o valor é calculado com base na quantidade de meses trabalhados e não pode ultrapassar R$ 1.100,00. Quem trabalhou os 12 meses do ano-base, por exemplo, pode receber o valor máximo. É possível que um trabalhador tenha direito a um valor maior. Isso acontece em virtude de mais de um abono acumulado, que se refere a mais de um ano-base.

Como consultar o PIS/PASEP  
Diante disso, para saber quem tem direito ao abono salarial, bem como para saber qual será o valor pago, é necessário baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Ele está disponível em celulares com sistema Android pela Play Store e em celulares IOS na Apple Store. Dessa forma, o dinheiro pode ser resgatado em uma unidade do Ministério do Trabalho e Previdência ou pelo e-mail: trabalho.uf@economia.gov.br . A uf se refere à sigla do estado do trabalhador. Se ele for de São Paulo, por exemplo, seria: trabalho.sp@economia.gov.br.


G!O mkt
_______________
Filiado:
Logo CSB  



Logo FENATRACOOP
_______________
SECMESP
Rua Tiradentes, 289/293 - cj. 94
Campinas-SP - CEP: 13023-190
_______________
SECMESP
Rua Tiradentes, 289/293 - cj. 94
Campinas-SP - CEP: 13023-190
_______________
Filiado:

Voltar para o conteúdo